A Carregar...

Incontinência Urinária

Fisioterapia em Incontinência Urinária

A incontinência urinária, definida de forma simples, é a saída não controlada de urina da bexiga causando desconforto higiénico ou social, interferindo com a qualidade de vida.

Assim existem quatro tipos de incontinência urinaria( a de esforço ou stress, a por imperiosidade, a mista e a por regurgitação) e vários tratamentos. A Fisioterapia por ser o menos invasiva e com menor risco para o utente, deverá ser sempre a primeira escolha, no tratamento daIncontinência urinária de esforço (acontece quando ri, espirra, tosse ou quando faz algum esforço). Este tratamento é feito após avaliação cuidada, não tendo qualquer efeito secundário ou doloroso e não é impeditivo de fazer outros posteriormente.

Incontinência Urinária Masculina

No homem a incontinência urinária de esforço ocorre geralmente após uma cirurgia à prostata. Alguns indivíduos apenas perderão uma pequena quantidade de urina esporadicamente, possivelmente durante um curto período de tempo, ao passo que outros poderão perder urina constantemente e por longos períodos de tempo. Muitos recuperam da incontinência por completo mediante um tratamento adequado.

O treino de exercícios para os músculos do pavimento pélvico é o tratamento mais eficaz nesta situação. Estes, combinados com pequenas alterações do estilo de vida, com exercícios diários de treino e esvaziamento da bexiga, conseguem muitas uma continência completa, desde que não tenha havido danos no esfíncter uretral durante a cirurgia

O biofeedback e a electro-estimulação também o podem ajudar na execução de exercícios para os músculos do pavimento pélvico e têm demonstrado resultados muito positivos. Não hesite, procure o seu fisioterapeuta!